quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ato de repúdio ao Reitor da USP na Faculdade de Direito

Ato de repúdio ao Reitor da USP na Faculdade de Direito

           
Recentemente, a reitoria da USP tem travado um constante combate contra a comunidade franciscana. Começando por ataques ao projeto do Clube das Arcadas, passou a atacar diretamente a atual diretoria da Faculdade de Direito, com acusações diversas. Numa tentativa de reescrever a história vivida pelas Arcadas na gestão Rodas na diretoria da unidade, argumenta que o atraso na reforma das Bibliotecas seria decorrente da inatividade da atual diretoria, acusando-a de não executar o orçamento destinado à unidade.

É de conhecimento geral na Faculdade de Direito, por professores, funcionários e estudantes, a condução do projeto de “modernização” do então diretor João Grandino Rodas. Nossas bibliotecas encaixotadas e contratos ilegais e secretos de venda do espaço público marcaram o fim de sua gestão; além da imposição de uma grade caótica em 2007, que mostra seus reflexos, hoje, sobre nosso ensino.

Rodas se utiliza da mídia e da estrutura da reitoria para atacar a unidade de onde saiu, colocando até funcionários para panfletar sua publicação. Confunde a comunidade acadêmica, envolvendo as entidades estudantis, em sua briga com a Secretaria de Cultura, quanto ao custeio do MAC no Ibirapuera. Furta-se ao diálogo impondo seus projetos unilateralmente. Além do desrespeito à Faculdade de Direito, sua gestão à frente da reitoria já se mostra esgotada, marcada pela tentativa de corte de vagas e fechamento de cursos, desconstrução da política de bolsas de permanência, demissão ilegal de funcionários, políticas autoritárias de segurança e alterações do espaço físico da Cidade Universitária sem discussão com a comunidade uspiana e na contramão das políticas ambientais com a redução das áreas verdes.

Diante da política em curso na reitoria, convocamos todas e todos para um ato de repúdio à atual gestão. Não podemos nos calar diante do projeto vigente na USP. O autoritarismo de Rodas deve ser combatido e isso só será possível com a mobilização dos estudantes, funcionários e professores da nossa Universidade.

Não deixe, por isso, de participar do Ato em Repúdio ao Reitor, organizado pela Representação Discente e pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, que acontecerá quinta-feira, 29 de setembro, às 19 horas, no Largo São Francisco, com a presença do Deputado Federal Simão Pedro, o diretor da Faculdade Professor Antonio Magalhães Gomes Filho, os professores Sérgio Salomão Shecaira e Heleno Taveira Torres, o diretor do SINTUSP Alexandre Pariol e os representantes da ADUSP e do DCE.




Nenhum comentário:

Postar um comentário